-
Arquitetos: António Costa Lima Arquitectos
- Ano: 2019
-
Fotografias:Francisco Nogueira
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa surge de forma subtil. A sua volumetria ganha gradualmente presença à medida que se desce a rampa de acesso a partir da rua. Esta intenção está presente no percurso bem definido que atravessa os três momentos da casa: a chegada progressiva à casa, a ambiguidade do espaço interior/exterior da sala e o lado da várzea a Poente para o qual a casa está voltada. O movimento do elemento pérgola traduz esta transição.
O espaço social é nuclear ao servir de charneira para os quatro lados da casa: a rua, a várzea, os quartos e a cozinha.
Na sala vive-se um espaço aberto para o exterior, em contraponto com a compartimentação dos dois volumes herméticos brancos (de um lado os quartos e do outro a cozinha). No entanto, este espaço pode ser vivido em maior recolhimento através de um sistema de portadas de correr exteriores que o podem fechar totalmente.
O edifício retoma a essência morfológica da casa tradicional daquela região. Sintetiza a forma numa materialidade monocromática que inclui a utilização de réguas de madeira pintadas de branco no revestimento do telhado em substituição à telha cerâmica ou colmo.